quarta-feira, 5 de novembro de 2008

Massagem com Aromaterapia na Gravidêz

Óleo essencial de Gerânio

-Sua ação em drenagens linfáticas é surpreendente, melhora o tônus da pele, a coloração e o brilho natural. É envolvente e confortante nos banhos de imersão, provoca bem-estar e tranqüilidade. O óleo essencial de Gerânio também é um excelente relaxante, cuida do emocional oferecendo conforto e baixa ansiedade. Exerce uma função similar a do óleo de lavanda sem o efeito sonífero. O Óleo essencial de Gerânio é conforto e maturidade. Alegra a alma para enfrentar com leveza os momentos difíceis de perda e mudança.

Óleo essencial de Laranja Doce

-Descongestionante linfático é excelente para a drenagem quando diluído em óleo vegetal de Abacate. De aroma extremamente agradável, envolvente e terno, o óleo essencial de Laranja Doce é apropriado para o uso infantil, principalmente nas questões referentes à alimentação, medo, irritação e nervosismo, quando o intuito da criança é chamar a atenção. Devido à presença de sesquiterpenos, tem ação hipotérmica.

Óleo essencial de Lavanda Montblanc

-Calmante, sedativo, sonífero, analgésico e antiespamódico. Excelente no tratamento da insônia basta uma gota no travesseiro para que seus efeitos sejam sentidos. É anti-séptico. Alivia a ocorrência de quelóide, hipoalergênico, duas gotas no banho noturno dos recém nascidos são suficientes para cuidar de pequenas irritações da pele, além de oferecer uma ótima noite de sono para os bebês e para os pais.

Óleo essencial de Ylang Ylang

-Por sua aplicação direcionada às emoções, o Ylang-Ylang é considerado o óleo essencial do amor; é estimulante sexual principalmente por favorecer o relaxamento. Seu aroma quente é sedutor e desperta fantasias românticas de uma forma tranqüila e especial. Estudos descobriram sua influência sobre a produção de hormônios femininos. O óleo essencial de Ylang-Ylang abaixa a pressão sanguínea, sendo excelente para mulheres que apresentam hipertensão. Muito indicado para gestantes com dificuldades sexuais.

Óleo essencial de Grapefruit

-O Óleo Essencial de Grapefruit tem propriedades lipolíticas, desintoxicantes e regeneradoras. Seu aroma leve, fresco e amargo age evocando uma sensação de descontração e motivação quase euforizante.

Óleo essencial de Jasmim

-É excelente para depressão pós parto, tristeza materna, irritabilidade ou apatia. Ótimo para usar guando a mulher não consegue engravidar. É considerado um tônico uterino e galactogenico, não devendo ser usado durante a gravidez, mas sem dúvida antes e depois.

Óleo essencial de sândalo

-Ótimo para náusea, constipação, ansiedade, insônia, tensão nervosa, depressão, perda de libido. Pode ser usado em massagem para retenção de líquidos. É um óleo muito seguro e diluído pode ser utilizado desde o começo da gravidez.

Dicas e receitas


-Aromaterapia é recomendada após o quarto mês de gestação.
-Somente os óleos essenciais de Melaleuca e Lavanda podem ser aplicados puro sobre a pele.
-Não se deve misturar óleos essenciais sem o conhecimento de sinergia. O efeito da soma dos óleos nem sempre corresponde à soma de seus efeitos.
-Evitar exposição ao Sol por 1 hora após a aplicação na pele.
-Sempre que possível apresente o óleo à gestante antes de utilizar em sua pele, um aroma que para uma pessoa é muito agradável, para outra pode ser extremamente repugnante.
“A Aromaterapia trabalha as emoções e esse trabalho deve ser prazeroso”
-Cada 20 gotas de óleo essencial corresponde à 1 ml.
-Para massagear diluir o óleo essencial em óleo vegetal puro de boa procedência numa proporção de 3%.