quarta-feira, 5 de novembro de 2008

Massagem com Aromaterapia na Gravidêz

Óleo essencial de Gerânio

-Sua ação em drenagens linfáticas é surpreendente, melhora o tônus da pele, a coloração e o brilho natural. É envolvente e confortante nos banhos de imersão, provoca bem-estar e tranqüilidade. O óleo essencial de Gerânio também é um excelente relaxante, cuida do emocional oferecendo conforto e baixa ansiedade. Exerce uma função similar a do óleo de lavanda sem o efeito sonífero. O Óleo essencial de Gerânio é conforto e maturidade. Alegra a alma para enfrentar com leveza os momentos difíceis de perda e mudança.

Óleo essencial de Laranja Doce

-Descongestionante linfático é excelente para a drenagem quando diluído em óleo vegetal de Abacate. De aroma extremamente agradável, envolvente e terno, o óleo essencial de Laranja Doce é apropriado para o uso infantil, principalmente nas questões referentes à alimentação, medo, irritação e nervosismo, quando o intuito da criança é chamar a atenção. Devido à presença de sesquiterpenos, tem ação hipotérmica.

Óleo essencial de Lavanda Montblanc

-Calmante, sedativo, sonífero, analgésico e antiespamódico. Excelente no tratamento da insônia basta uma gota no travesseiro para que seus efeitos sejam sentidos. É anti-séptico. Alivia a ocorrência de quelóide, hipoalergênico, duas gotas no banho noturno dos recém nascidos são suficientes para cuidar de pequenas irritações da pele, além de oferecer uma ótima noite de sono para os bebês e para os pais.

Óleo essencial de Ylang Ylang

-Por sua aplicação direcionada às emoções, o Ylang-Ylang é considerado o óleo essencial do amor; é estimulante sexual principalmente por favorecer o relaxamento. Seu aroma quente é sedutor e desperta fantasias românticas de uma forma tranqüila e especial. Estudos descobriram sua influência sobre a produção de hormônios femininos. O óleo essencial de Ylang-Ylang abaixa a pressão sanguínea, sendo excelente para mulheres que apresentam hipertensão. Muito indicado para gestantes com dificuldades sexuais.

Óleo essencial de Grapefruit

-O Óleo Essencial de Grapefruit tem propriedades lipolíticas, desintoxicantes e regeneradoras. Seu aroma leve, fresco e amargo age evocando uma sensação de descontração e motivação quase euforizante.

Óleo essencial de Jasmim

-É excelente para depressão pós parto, tristeza materna, irritabilidade ou apatia. Ótimo para usar guando a mulher não consegue engravidar. É considerado um tônico uterino e galactogenico, não devendo ser usado durante a gravidez, mas sem dúvida antes e depois.

Óleo essencial de sândalo

-Ótimo para náusea, constipação, ansiedade, insônia, tensão nervosa, depressão, perda de libido. Pode ser usado em massagem para retenção de líquidos. É um óleo muito seguro e diluído pode ser utilizado desde o começo da gravidez.

Dicas e receitas


-Aromaterapia é recomendada após o quarto mês de gestação.
-Somente os óleos essenciais de Melaleuca e Lavanda podem ser aplicados puro sobre a pele.
-Não se deve misturar óleos essenciais sem o conhecimento de sinergia. O efeito da soma dos óleos nem sempre corresponde à soma de seus efeitos.
-Evitar exposição ao Sol por 1 hora após a aplicação na pele.
-Sempre que possível apresente o óleo à gestante antes de utilizar em sua pele, um aroma que para uma pessoa é muito agradável, para outra pode ser extremamente repugnante.
“A Aromaterapia trabalha as emoções e esse trabalho deve ser prazeroso”
-Cada 20 gotas de óleo essencial corresponde à 1 ml.
-Para massagear diluir o óleo essencial em óleo vegetal puro de boa procedência numa proporção de 3%.

sábado, 1 de novembro de 2008

Drenagem Linfática em gestantes


Durante a gestação há um aumento na produção hormonal, responsável por várias modificações estruturais e musculares. Alguns dos hormônios essenciais na gravidez são responsáveis pela tendência de reabsorver sódio, e isso causa a retenção hídrica. O corpo da gestante tem um aumento do volume sanguíneo que varia de 30% a 50%, ou seja, podendo reter um volume de água até 8 litros acima do normal.

O ganho de peso total pode variar muito de mulher para mulher, mas se estimarmos um aumento médio de 12 quilos – sendo que os médicos recomendam um aumento de peso durante toda a gravidez de 9 a 13,5 quilos – este será geralmente distribuído da seguinte forma: 3,5kg do feto; 2,0kg do líquido amniótico, placentas e membranas fetais; 1,0kg do útero; 1,0kg de mamas; 1,5kg de acúmulo de gordura e 3,0kg de sangue e líquido extra celular.

Ao aplicar a DLM o profissional pressiona e desliza a mão por todo o corpo, direcionando o excesso de líquido para os gânglios linfáticos, os quais trabalham para eliminá-lo pela urina. Portanto, é comum sentir vontade de urinar com mais freqüência após a sessão e este é um sinal que a drenagem linfática foi bem feita.

Sendo um método de fisioterapia, com efeitos colaterais se mal aplicada, deverá ser realizada por um profissional devidamente qualificado, capaz de avaliar e monitorar as mudanças físicas, enfocando primariamente a manutenção do bem estar da gestante. É importante que esta converse com o seu médico sobre o procedimento, durante as consultas de pré-natal. Uma vez autorizadas pelo obstetra, as sessões de drenagem linfática podem ter início logo nas primeiras semanas de gestação, quando a mulher já começa a perceber mudanças no corpo e no comportamento. São indicadas até duas sessões por semana.

A drenagem linfática previne e trata as complicações decorrentes da gestação, auxiliando no alívio de problemas circulatórios e musculares, bem como de outros problemas relacionados às mudanças hormonais, tais como enxaqueca, insônia, constipação intestinal e cansaço, além de proporcionar relaxamento à gestante.



Benefícios:


- o estímulo na circulação venosa e linfática, que reduz a retenção de líquido, diminuindo os inchaços típicos da gravidez, além de estimular a lactação e a dessensibilização das mamas, preparando-as para a amamentação;
- a prevenção e combate às varizes e sensação de pernas cansadas;
- o combate à celulite e às estrias;
- o alívio de tensões e redução de dores musculares;
- ativa o sistema vegetativo, aumentando a sensação de relaxamento, ajudando a combater o estresse; e
- proporciona regeneração e aumenta a imunidade do organismo, uma vez que aumenta a eliminação de toxinas e estimula a produção de linfócitos pelos gânglios linfáticos.
De todos os benefícios já citados para as gestantes, um, em especial, merece destaque: com as constantes sessões, as grávidas passam a se conhecer mais e aceitam melhor a nova identidade corporal. Desta forma, a mulher passa a ter aumento do bem-estar emocional, fortalecendo ainda mais o vínculo mãe-bebê


Recomendações diárias:


- Beba de dois a três litros de água por dia
- evite o excesso de sal, que ajuda a reter líquido no organismo
- inclua no cardápio bastante legumes e frutas, como melancia e melão, que contêm muito líquido
- evite a carne vermelha, principalmente à noite. Substitua por peixe, que é rico em ômega 3, uma gordura saudável
- sob a orientação do seu médico, pratique atividades físicas regulares, como a caminhada.


Agende uma Drenagem Linfática


Por telefone: (21) 9520-3240 ou 9412-7367
Por email: fabiana.araujo@globo.com
Duração da sessão: 45 a 60 minutos
Freqüência ideal: de 2 a 3 vezes por semana
Vestimenta: deve expor a área a ser tratada
Consulte os preços das sessões.